A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

X

Y

Z


Ser Humano Futebol Tácito

08/04/2003 by na categoria Crônicas, SHFC tagged as , , with 0 and 0

O acordo tácito é colocar um ou dois. Quando ambos colocam quantidades iguais, sendo que 1+1=2 e 2+2=4, dá par. Quando colocam quantidades diferentes, sendo que 1+2=3 e 2+1=3, pois a ordem dos fatores não altera o produto, dá ímpar. Simples! Zero bronca! Mas entre aqueles dois não havia acordo. Eram dois mãos de vacas tirando par ou ímpar e decididos a economizar até os dedos. Um colocou a mão fechada e o outro também. Resultado, deu zero. E foi assim que tudo começou.

“Zero é par!”, disse um deles. “Nada disso, zero é neutro!”, retrucou o outro. “Deixa de ser burro, zero é par!”. “Burro é você, zero é zero!”. “Pergunta pro fulano que ele sabe”, alguém sugeriu. “Fulano, zero é par ou ímpar?”. “Não sei! Tira de novo!”, disse o fulano com sabedoria de rei Salomão. “Nem fodendo, zero é par, eu ganhei!”. O discussão docente visava decidir quem colocaria a bola em movimento, mas só estava servindo para mantê-la parada com delta(t)/delta(s) = zero. Para tirar o jogo da inércia, alguém pegou um celular e foi pesquisar no google. “Zero é par!”, disse o pesquisador.

Está surpreso, caro leitor? Perplexo? Não sabia que zero é par? Nem eu! Mas foi assim, por deliberação do google, que zero virou par e finalmente alguém perdeu.

Claro que ninguém gosta de perder. Não aceitamos perder nem par ou ímpar. E essa nossa fome voraz por ganhar, quando bem usada, é foda, nos faz persistentes e criativos, mas quando mal usada, empata a foda. Então, parafraseando Roberto Carlos: é preciso saber perder. Pois tudo é nada e ao nada reverteres. Esse também é um acordo tácito.

Ser Humano Futebol Resenha
Ser Humano Futebol Treco
© 2018 · Marcelo Ferrari