ÍNDICE A-Z

A
C
P
V

Rolê da vida adulta

10/06/2023 by in category Prosa tagged as , , with 0 and 0

Olá querida sobrinha! Primeiramente, saiba que de todas minhas sobrinhas, você é a preferida. Não vem dizer que você é a única sobrinha que eu tenho, esse é um detalhe irrelevante. Hoje é seu aniversário de 15 anos. Nessa data querida, vou subir no palanque das palavras, igual aqueles paraninfos em festa de formatura, e falar um pouco do futuro que lhe aguarda.

Li aqui na internet que aniversário de 15 anos é chamado de “debutante”. A festa é um ritual de passagem, simboliza que a menina está saindo da fase de menina (infância) e entrando na fase de mulher (adulta). Não sou mulher, então, não tenho competência para lhe falar sobre esse assunto, mas sou adulto, ou pelo menos tento ser, e sobre isso posso te falar um pouco.

O primeiro e mais impactante aspecto da vida adulta que você irá experimentar é a exigência. A vida adulta é mais exigente do que sua avó e sua mãe juntas. Você já percebeu isso desde o começo do seu ano escolar em 2023. Essa exigência atual para passar no vestibular e se tornar alguém na vida não termina na escola e nem diminui com o tempo, continua e aumenta. Só muda o nome dos vestibulares e das exigências.

Não tem para onde fugir. Vida adulta é ser órfão de pais vivos, você ganha autonomia de decidir sem precisar pedir permissão para seu pai e sua mãe, mas tem que ser pai e mãe de si e encarar sozinho as consequências das suas decisões.

Haverá momentos em que a vida adulta irá te cobrar tanto, mas tanto, que você vai surtar. “Porra! Qual é? Eu só quero ser feliz! Cadê a felicidade nessa check list de exigências?”. Você terá vontade de fazer igual a Elsa no filme Frozen, ligar o foda-se e sair cantando no meio do nada “livre estou, livre estou”.

Pode surtar a vontade. Surtar é bom. Faz parte do processo de amadurecimento. Melhor surtar, explodir para fora, do que entrar em estado de depressão, explodir para dentro. Mas pode ficar deprimida também. É importante se sentir triste (em pequena ou grande escala) para reconhecer onde fica o sul e norte da sua bússola.

Sim, você tem uma bússola interna, lembre-se sempre disso. Essa bússola aponta para tudo que você ama, tudo que você acha importante, tudo que te faz feliz. Quando a vida adulta for uma noite escura, sem lua e sem estrelas, só sua bússola interna será capaz de te conduzir. Essa bússola fica no seu coração e fala a linguagem do sentimento. Fique íntimo dela. Converse com seus sentimentos como se estivesse conversando com Deus. Afinal, de que outra maneira Deus poderia falar com a gente.

Enfim, acabou a moleza. Welcome to the jungle! Mas não é só dores, tem muitas delícias também. Na vida a adulta você terá a oportunidade de realizar tudo que quiser, todos os seus sonhos. Mas felicidade adulta é outro rolê, diferente da felicidade ingênua da infância. Felicidade adulta é o rolê da felicidade fruto da sabedoria.

Sabe tudo que você está aprendendo na escola e que recebe o nome de “conhecimento”? Isso é de fato importante na vida adulta, mas apenas para a parte da segurança, do bem-estar e do conforto. Para a parte da felicidade é preciso mais que conhecimento, é preciso sabedoria. Conhecimento não é sinônimo de sabedoria. Conhecimento é o que você aprende, sabedoria é o que você se ensina.

Não sei se você está preparada para entender o que estou te dizendo, mas você não estava preparada para ler Shakespeare e teve que ler mesmo assim, então, estou tomando a liberdade de te contar da vida adulta devido à data. No futuro, você irá reler Shakespeare e entenderá melhor o que leu, talvez releia essa mensagem e entenderá melhor também.

Eu poderia te dizer uma infinidade de coisas, mas está de bom tamanho por enquanto e quero concluir te desejando uma boa viagem através da vida adulta. Por boa viagem, não quero te dizer “um mar de rosas”, mas que nenhuma tempestade, por pior que seja, consiga retirar seu entusiasmo de continuar navegando por esse mistério que chamamos de vida.

Feliz aniversário de 15 anos.

Com carinho, Tio Gatão.

© 2023 · Marcelo Ferrari