ÍNDICE A-Z

A
C
P
V

Quando não tem ninguém olhando (Jesus)

29/12/2022 by in category Prosa, Quando tagged as , , with 0 and 0

Quando não tem ninguém olhando, Jesus, que também é filho de Deus, desce da cruz da basílica de São Bento, atravessa o viaduto Santa Ifigênia e vai tomar cerveja no bar do Bigode, enquanto joga sinuca. Ele bebe cerveja Brahma em copo americano, fuma cigarros Hollywood e conversa sobre as amenidades.

Jesus é bom de papo. Conta sempre a mesma piada. Um homem vai à missa, come um pedaço de botina acreditando ser uma hóstia, e, quando descobre que a hóstia é o corpo de Cristo, acha que engoliu o cu. Ninguém ri. Ele não se importa. Jesus ri de si mesmo. Bebe a saideira comendo um enroladinho de salsicha.

Antes de voltar para cruz, ele vai até um puteiro no Largo do Paiçandu para se encontrar com Madalena. Ela nunca está lá. Isso que é sofrência, mais de dois mil anos de coração partido! Jesus se deita com uma das moças disponíveis. Depois volta para basílica alimentando os pombos do Vale do Anhangabaú com pedaços de pão.

Jesus se ajoelha nos degraus do altar da basílica e reza um pai nosso em frente a cruz vazia. Quando o primeiro fiel entra na igreja, Jesus já está pregado na cruz, como é de se esperar.

© 2023 · Marcelo Ferrari