ÍNDICE A-Z

C
P

AULA 04 | ESCREVA ERRADO

27/10/2021 by in category Aulas with 0 and 0

Escrever errado é sair do significado literal e entrar no significado literário, ou seja, metafórico. Por exemplo, quando eu digo “minha mãe é um leão”, esse significado não é literal, é literário. Por quê? Porque minha mãe não é um leão, não tem juba, dente de leão, pata e etc. “Minha mãe é um leão” é uma metáfora que significa que minha mãe é brava. Escrever literatura, mais especificamente poesia, é transformar o literal em literatura.


EXERCÍCIO 04 | ESCREVA ERRADO

Pegue cada frase LITERAL do texto escrito no exercício 3 e transforme em LITERATURA. Substitua as frases literais por imagens, simbolismos e metáforas. Deixe seu texto rico em expressão literária. Se para isso for preciso jogar fora o primeiro texto e escrever um texto novo, não tenha preguiça, escreva um novo texto.

Exemplo:

Escrevendo certo (literal): “Dizem que gosto não se discute. Concordo. Cada um tem um gosto particular. Eu, por exemplo, adoro ameixa. Acho uma delicia. Conheço gente que detesta. Não entendo essa gente que gosta de kiwi e detesta ameixa. Também não entendo essa gente que gosta de funk e detesta MPB. Mas gosto não se discute, então, cada um que fique com o seu.”

Escrevendo errado (literatura): “Ameixas / ame-as / ou deixe-as.” (Paulo Leminski)

© 2020 · Marcelo Ferrari