SÉRIES


ÍNDICE A-Z

C
P

AULA 02 | ESCREVA FEIO

10/10/2021 by in category Aulas with 0 and 0

O pior erro de todo escritor iniciante de literatura é tentar escrever bonito. Quanto mais o iniciante tenta enfeitar o pavão, mais o texto fica com cara de urubu. O iniciante enche o texto de palavras difíceis com se fosse advogado ou estivesse apresentando uma tese de doutorado. O texto bonito fica horrível porque o iniciante está mais preocupado em COMO escrever do que em escrever.

Quando for escrever um texto de literatura, não se preocupe em COMO escrever. COMO é estilo, é tudo que você faz depois de ter parido o texto. COMO é colocar roupa, amarrar os sapatos, pentear o cabelo, etc. Mas primeiro é preciso parir o texto.

Não tem parto bonito. Parto é feio, sangrento, doloroso. Quando for parir um texto de literatura, escreva feio. Não se preocupe em COMO escrever, apenas escreva, sem censura, sem preocupação estética e sem economia. Vomite, cague e cuspa seu pensamento e sentimento bruto no papel.

Dito isso, segue o segundo exercício.


EXERCÍCIO 02 | DIÁRIO

Imagine que você vai escrever em um diário que só você lê. Escreva no seu diário tudo que pensa e sente sobre o tema que escolheu no exercício 01.

© 2020 · Marcelo Ferrari