SÉRIES


ÍNDICE A-Z

C
P

AULA 01 | COMECE PELO FIM

10/10/2021 by in category Aulas with 0 and 0

Por que a galinha atravessa a rua? A galinha atravessa a rua para chegar do outro lado. Ou seja, toda manifestação tem um motivo, um propósito, uma finalidade (fim).

Escrever não é diferente. Escrever também é uma atividade, e como toda atividade, dá trabalho. Ninguém se dá ao trabalho de executar nenhum trabalho sem que tenha um bom motivo. O mesmo com a escrita.

O texto mais fácil de escrever é nenhum. Por isso, quando for escrever um texto, seja uma dissertação, uma narrativa, ou um poema, comece pelo fim. Ou seja, comece sentindo e pensando o assunto do qual você quer tratar. Aliás, comece sentindo e pensando o assunto do qual você PRECISA tratar.

Um escritor não escreve porque QUER, escreve porque PRECISA, é uma questão de vida ou morte. Um escritor é como uma mulher grávida, ele não QUER colocar para fora o que está latejando dentro dele, ele PRECISA colocar para fora, senão morre de gravidez.

Dito isso, segue o primeiro exercício.


EXERCÍCIO 01 | TÍTULO

Imagine que você é um arqueiro que vai disparar uma flecha em um alvo. Imagine que nesse alvo está escrito o título do assunto que está latejando dentro de você e que você PRECISA acertar com sua flecha de escritor. O que está escrito no seu alvo?

Exemplo: A sabedoria de uma árvore.

© 2020 · Marcelo Ferrari