Terceiro milagre de Lula

07/04/2003 by in category Crônicas tagged as , , , with 0 and 0

Assisti na internet. Ao vivo. Na época do impeachment. Lula disse que aconteceram cinco milagres na sua vida. O primeiro foi ter sobrevivido à fome nordestina. O segundo foi adquirir um diploma de torneiro mecânico. “Aconteceu um terceiro milagre comigo”, disse Lula, num micro suspense apocalíptico. “Adquiri consciência política”, ele revelou. Era verdade. É verdade. Mas será milagre ou será castigo? 

Cifer adquiriu consciência da matrix e pediu para voltar à ignorância. Na ficção até funcionou. Na prática é impossível. Consciência não anda para trás, seja política ou de qualquer outro tipo. Não tem remédio para o remédio. Tomou consciência, não tem volta. Sendo que a fome de Lula era nordestina, ele deve ter tomado o frasco inteiro de consciência política. Mal sabia ele o que estava fazendo.

Será que Lula não tem desejos de Cifer? Será que se voltasse no tempo não iria preferir ouvir trovas repentistas ao invés de trovões marxistas? A mentalidade alienada se abriu e a consciência política entrou. Que milagre! Desde então Lula nunca mais dormiu bem. Que milagre! Desde então Lula sente a boca mais seca que o chão do nordeste brasileiro. Que milagre! Desde então Lula sabe que a sociedade não funciona de acordo com as leis da física e não pode ser consertada com alicate. Que milagre!

Nunca vi cachorro com depressão. Samambaia estressada. Abelha em crise existencial. Galinha proibida de botar ovo porque não passou no vestibular. Pernilongo com medo de morrer esmagado? Será que adquirir consciência é mesmo uma benção? Tarde demais para saber. Nem Lula, nem Cifer, nem eu e nem você jamais saberemos.

O terceiro milagre de Lula é humano e vem de fábrica.

Relacionados