ÍNDICE

SHFC | Aprendendo a perder

08/04/2003 by in category Crônicas tagged as , with 0 and 0

O futebol nos ensina a saber perder. Claro que não queremos perder. Mas perder faz parte do jogo. É isso que o futebol nos ensina quando perdemos. A vida ensina a mesma coisa. Quase tudo que ganhamos durante a vida, ou perdemos no durante, ou então, quando termina.

Ganhamos uma família e perdemos a família. Ganhamos dentes e perdemos os dentes. Ganhamos um emprego e perdemos o emprego. Ganhamos dinheiro e perdemos o dinheiro. Ganhamos fama e perdemos a fama. Etc.

Mas tem algumas coisas que não perdemos, pelo contrário, ampliamos a cada dia. Saber perder é uma dessas coisas. Toda vez que perdemos, estamos diante de uma oportunidade de ampliar essa sabedoria.

Saber perder é tão fundamental para sermos bons jogadores de futebol como bons viventes. Quando não sabemos perder, ficamos presos no perdido e só perdemos tempo chorando o leite derramado.

Imagine um jogador chorando o gol perdido, a bola que bateu na trave, tudo que ele consegue é perder a continuidade do lance que poderia até resultar em gol. Ou seja, saber perder é fundamental para ganhar.

O mesmo se dá na vida. Aceitar o passado como passado é fundamental para o passo futuro. Não é possível dar um passo a frente sem aceitar que o passo anterior fique para trás.

Leia mais: