ÍNDICE (A-Z)

Ser Humano Futebol Treco

08/04/2003 by in category Crônicas, SHFC tagged as , , , with 0 and 0

Certa vez, a fim de promover a inteligência artificial, a empresa IBM contratou um grupo de cientistas e lhes deu a missão de criar um computador capaz de vencer o campeão de xadrez Garry Kasparov. Os cientistas criaram um super computador e o programaram com todas as jogadas de todos os grandes mestres de xadrez. O computador da IBM ganhou a primeira partida, mas não comemorou. Perdeu a segunda, mas não se lamentou.

Computadores não comemoram vitórias, nem lamentam derrotas, porque sequer sabem que estão jogando um jogo. Computadores apenas processam cálculos matemáticos. Nós, seres humanos, também processamos cálculos matemáticos. Correr, driblar e chutar a bola durante uma partida de futebol, por exemplo, envolve muitos cálculos de física e geometria. Contudo, diferente de um computador, sentimos um treco estranho quando acertamos nos cálculos. No futebol, esse treco é conhecido como: goooooool.

Alegria e tristeza é inteligência exclusivamente nossa. Suprassumo cognitivo humano. Mas não falta gente, dita inteligente, para dizer que gostar de futebol e comemorar gol é burrice. Poupe-me, poupe-me, poupe-me, por favor.

Ser Humano Futebol Bico
Ser Humano Futebol Misturado
© 2017 · Marcelo Ferrari