ÍNDICE (A-Z)

Ser Humano Futebol Tácito

08/04/2003 by in category Crônicas, SHFC tagged as , , with 0 and 0

O acordo tácito é colocar um ou dois. Quando ambos colocam quantidades iguais, sendo que 1+1=2 e 2+2=4, dá par. Quando colocam quantidades diferentes, sendo que 1+2=3 e 2+1=3, pois a ordem dos fatores não altera o produto, dá ímpar. Simples! Zero bronca! 

Mas entre aqueles dois não havia acordo. Eram dois mãos de vacas tirando par ou ímpar e decididos a economizar até os dedos. Então, um colocou a mão fechada e o outro também. Resultado, deu zero. E foi assim que tudo começou.

“Zero é par!”, disse um deles. “Nada disso, zero é neutro!”, retrucou o outro. “Deixa de ser burro, zero é par!”. “Burro é você, zero é zero!”. “Pergunta pro fulano que ele sabe”, alguém sugeriu. “Fulano, zero é par ou ímpar?”. “Não sei! Tira de novo!”, disse o fulano, com sabedoria de rei Salomão. “Nem fodendo, zero é par, eu ganhei!”

A discussão docente visava decidir quem colocaria a bola em movimento, mas só estava servindo para mantê-la parada, com delta(t) / delta(s) = zero. Para tirar o jogo da inércia, alguém pegou um celular e foi pesquisar no google. “Zero é par!”, disse o pesquisador. Caro leitor, ficou surpreso? Não sabia que zero é par? Nem eu! Mas foi assim, por deliberação do google, que zero virou par e finalmente alguém perdeu.

Claro que ninguém gosta de perder. Essa história, baseada em fatos reais, demonstra bem isso. Não aceitamos perder nem par ou ímpar. Essa nossa fome voraz por vitória, quando bem usada, é foda! Nos faz persistentes e criativos. Quando mal usada, empata a foda. Então, parafraseando Roberto Carlos: é preciso saber perder. Tudo é pó e ao pó reverteres. Inevitavelmente. Esse também é um acordo tácito.

Ah! Não sabe se tácito é par ou ímpar? Click aqui!

Ser Humano Futebol Esparta
Ser Humano Futebol Família
© 2017 · Marcelo Ferrari