Ser Humano Futebol Culpa

08/04/2003 by in category Crônicas, SHFC tagged as , , , , , with 0 and 0

Um dos aspectos mais evidentes da vida, e contudo, mais negligenciados, é nossa co-responsabilidade. Não optamos apenas, co-optamos. Esta é outra analogia entre o futebol e a vida. Um time de futebol, assim como uma família, uma sociedade, um planeta, o universo, é uma unidade coletiva. Cada um decide por si, mas todos são co-responsáveis.

É por isto que quando um jogador faz gol o time inteiro leva o crédito no placar. É por isto que quem ganha o campeonato é o time e não o artilheiro. Um time é uma unidade co-responsável e o comportamento de uma parte beneficia o todo.

Agora, qual é nosso comportamento quando o comportamento de uma parte prejudica o todo? Colocamos a culpa na parte. Ou seja, negamos totalmente nossa co-responsabilidade.

Em um time que assume sua co-responsabilidade, a culpa é sempre nossa (coletiva), seja no gol contra, seja no gol a favor, seja na saúde, seja na doença. Em um time que não assume sua co-responsabilidade, a culpa é sempre do outro, no gol contra e na doença, e coletiva, no gol a favor e na saúde. To fato or not to fato?

Leia mais:
Vidáfio Aqui jaz um homem que escalou montanhas plantou soja fez fortuna alimentou m...
Para entender de fut... Para entender de futebol é preciso estar embriagado não necessariamen...
Anel de Clarice Clarice está procurando um anel. Na verdade, não é Clarice que está procuran...
Espalhe a palavra!

Marcelo Ferrari


Nasci ontem. Quando fiz dez anos, completei dezoito. Tenho um chinelo azul com alça vermelha que não serve para poesia. Escrevo o que a inspiração põe e a expiração tira. Não uso heterônimos, sou usado por eles. Só sei ser sendo, dançar dançando, escrever escrevendo e ferrari ferrariando. Minha literatura não é pá pum e pronto! É pá pum escreve. Pá pum lê. Pá pum edita. Pá pum relê. Pá pum reedita. Pá pum rerelê. Pá pum rereedita. Até que pá puta que pari! Nunca estarei ponto! E pronto! Me imagine tocando violão. Sempre. Ininterruptamente.

emailferrari@yahoo.com.br
 

    


© 2017 · FERRARIANDO · Marcelo Ferrari
Scroll Up